sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Torta de Sorvete ganha a mesa dos curitibanos

 

calda

Gaúchos que moram em Curitiba agora têm outra opção para matar um pouco de saudades da terra natal. E quem é daqui pode conhecer um pouco da culinária do sul. Uma marca que faz sucesso entre os amantes da boa comida, originária de Porto Alegre, encontra-se nos melhores restaurantes da capital paranaense: trata-se da Torta de Sorvete, especializada em ‘Sobremesas Premium’. Como o próprio nome já diz, são ‘tortas’ de sorvete com cobertura de suspiros e chocolate, e que acompanham calda de chocolate para ser servida quente. Há apenas oito meses na capital paranaense, já tem boa aceitação. Inclusive, na última edição da revista Veja Curitiba, foi citada por 05 restaurantes como sugestão de sobremesa.

Ao todo, a marca atende regularmente a mais de 20 estabelecimentos do gênero na capital, como Karbonell, Anarco, Devons, Santo Graal, Saanga, Olé Gastronomia, Dom Carneiro e Tobias Grill, que passaram a trabalhar com a linha de produtos depois de conhecerem sua qualidade. Também pode ser encontrado em cafés, como o tradicional café da livraria Ghignone, Kauf no Estação e o Babeti, na Aliança Francesa.

Pode parecer engraçado, mas tudo começou porque a empresária Cristina Roitman, que há dez anos se mudou para cá, cansou de ver seu marido, Celso, pedindo para a mãe lhe enviar de Porto Alegre a sobremesa da qual sempre foi fã. Até que, durante o verão de 2007, Cristina visualizou que a capital paranaense tinha potencial de mercado para o produto, e resolveu procurar uma das proprietárias da marca, a Roberta Maestri, e verificar a possibilidade de representá-la aqui. Coincidentemente, a empresa de Porto Alegre estava com planos de expansão da marca para os demais estados do País.

Depois de acertados os detalhes, Cristina passou a atender, principalmente, gaúchos naturalizados em Curitiba, e que eram clientes assíduos da marca em Porto Alegre e no interior. Uma consumidora fiel é a pequena Mariana Pereira, de nove anos. Ela diz que come devagar para não terminar. E chega a raspar o prato. Outros fãs declarados são os vizinhos da empresária Cristina Roitman, que a obrigam a manter um estoque em casa. Eles não se acanham em tocar a campainha sempre que bate a vontade, ou então quando querem impressionar alguma visita.

Pouco tempo depois, a marca conquistou novos públicos, como os restaurantes e curitibanos em geral. “Estamos numa fase em que os estabelecimentos comerciais estão começando a nos procurar. E também a pessoa física, que fica sabendo da gente por meio de algum restaurante ou café, e que adquire por meio do serviço de entrega”, explica a empresária, que planeja começar a atuar, em muito breve, no segmento de eventos, como casamentos e festas de empresas.

O produto

Sorvetes são facilmente encontrados, mas não em se tratando de ‘Sobremesa Premium’, como é classificada a Torta de Sorvete. Exceto alguns restaurantes, cujos chefs preparam na hora. Mesmo assim, há chefs que trabalham com a Torta de Sorvete, adicionando frutas, como o morango e o abacaxi. A decoração é livre. Assim, representa uma boa alternativa de sobremesa para os restaurantes que não contam com tais profissionais, pelo preço e qualidade. Outra sugestão é pedir para saborear em casa com a família em algum evento ou reunião.

Cristina nunca ouviu ninguém dizer que o produto é ruim. Trata-se de uma sobremesa semi-artesanal, mais cremosa. Nada é industrializado. Em sua composição, são utilizados ingredientes de primeira linha, todos selecionados. Até chegar no mercado, cada produto da Torta de Sorvete é pesquisado e desenvolvido. Apesar do nome, a marca tem outros produtos, inclusive salgados, os quais serão, em breve, comercializados em Curitiba.

Para pessoa física, as tortas são vendidas em dois tamanhos e formatos: retangular com 2,4 Kg, com 12 a 15 fatias (R$ 62,50), e redonda, com 1,15 Kg e com oito fatias (R$ 37,00). A que mais tem saída é a tradicional de baunilha. Para os estabelecimentos comerciais, as tortas são vendidas já cortadas em fatias individuais, de 150 g ou 90 g cada. Considerando a boa aceitação no mercado curitibano, Cristina tem planos de, em breve, abrir uma loja da Torta de Sorvete.

Sonho

Na década de 80, um sonho, literalmente, deu origem à Torta de Sorvete. A dona do sonho tão doce acordou e passou a receita à filha, Andréa Costa Gama, que chamou duas amigas, Roberta Maestri e Teresa Nedel, para ajudá-la a preparar a novidade. A torta começou então a ser produzida na cozinha da residência da família. No começo era vendida somente para amigos e conhecidos, mas a fama se espalhou. Em 1987, o doce gelado virou nome de confeitaria, Torta de Sorvete, na Rua Padre Chagas, em Porto Alegre, localizada no bairro Moinhos de Vento, tradicional ponto de encontro dos porto-alegrenses e turistas em visita à cidade.

A produção artesanal cresceu e novas receitas de tortas foram incorporadas ao cardápio da confeitaria, o que motivou a abertura de uma unidade em 1994, especialmente preparada para o preparo, a estocagem e a distribuição das tortas. Em 2005, a receita original da torta de sorvete ganhou novos sabores, variações de chocolate, morango, flocos e doce de leite.

Para mais informações:

Cristina Roitman: (41) 3029-3009/9622-1196

e-mail: cec.distribuidora@terra.com.br

www.tortadesorvete.com.br

Nenhum comentário: