terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bernard Shaw é homenageado pela Montblanc

Destinada a colecionadores e apaixonados por literatura, a coleção Escritores rende tributo ao mestre irlandês com um raro trio de instrumentos de escrita

Bernard Shaw

Esse ano a consagrada coleção Escritores, da Montblanc, é dedicada a George Bernard Shaw. O dramaturgo e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura foi homenageado com um instrumento de escrita de edição limitada, artisticamente desenhado com laca marmorizada na cor verde e anéis banhados a platina. A caneta está disponível nas Boutiques Montblanc do Shopping Crystal e ParkShopping Barigui.

George Bernard Shaw: Um virtuose da escrita

“Se uma comissão fosse estabelecida quando o mundo foi criado, o mesmo ainda não estaria concluído”. Aforismos sagazes estabeleceram a reputação de Shaw, nascido em 1856 na cidade de Dublin, como um afiado e astuto satirista. George Bernard Shaw era autodidata no que lhe interessava: literatura e música. Com 20 anos se mudou para Londres e se tornou crítico teatral e de música. Escreveu também mais de 40 peças.

Em 1925 o talentoso lingüista e pensador recebeu o Prêmio Nobel de Literatura e, em 1938, levou o Oscar de melhor roteiro pela adaptação de sua peça mais conhecida Pygmalião – popularizada com o nome de “My Fair Lady”. A história do professor de fonética Henry Higgins e da florista Eliza Doolittle é famosa no mundo todo: para provar que o status social de uma pessoa depende apenas de sua linguagem, Higgins ensina à florista a pronúncia e o vocabulário de pessoas cultas da alta sociedade londrina. A sátira social de Shaw causou um escândalo em sua première, em 1913. A combinação de humor com crítica oculta à sociedade de classes Vitoriana era muito óbvia.

Filmada várias vezes, a peça alcançou fama mundial e eterna em 1956, seis anos após sua morte, quando arrebatou oito Oscars na forma de musical para o cinema.   Palavra por palavra e sentença por sentença, Eliza Dolittle teve que aprender o modo de falar da aristocracia para deixar de ser uma simples florista e se transformar em uma verdadeira dama. Um desenvolvimento que é refletido no design da Montblanc dedicada a George Bernard Shaw. O verde escuro da laca marmorizada recobre anel por anel até a tampa com sua superfície brilhante, banhada a platina. A origem de Eliza também é lembrada na fina flor gravada a mão no bico da pena de ouro 18 quilates. Na tampa, abaixo da célebre estrela Montblanc na cor do marfim está gravada a assinatura do escritor.

Esses instrumentos de escrita são altamente apreciados por admiradores e colecionadores, e possuem um número de série. A Edição 2008 da série Escritores é limitada a 16.000 canetas-tinteiros, 18.000 esferográficas e 4.000 trios de escrita, formados pelas canetas tinteiro, esferográfica e a  lapiseira, dedicada ao mais importante dramaturgo inglês desde William Shakespeare: George Bernad Shaw.

SERVIÇO

Boutique Montblanc

Shopping Crystal - fone: 3304-7806

ParkShopping Barigui – fone 3304-4797.

Nenhum comentário: