terça-feira, 14 de outubro de 2008

ATUALUXO 2008!

Por Carlos Ferreirinha*

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Quando o tema Luxo é evocado, automaticamente o mercado sempre lembrou da Moda. Natural. A atividade do Luxo teve na moda sua maior visibilidade e com isso, a associação sempre foi mais do que imediata.

O movimento dos últimos anos porém, trouxe à luz do conhecimento, uma atividade que cresce à um ritmo forte e que vem demonstrando possibilidades em diversos segmentos do mercado, fazendo com que o Luxo se torne a pauta dos mercados atuais e uma das mais interessantes ferramentas de gestão contemporânea.

Cada vez mais fica difícil não identificar qual segmento de negócio não pode ser influenciado pelo Luxo. Se olharmos o varejo então, as oportunidades são únicas. Seja o varejo da moda, como também o varejo de vendas de carros, o varejo de turismo, o varejo shopping center – o movimento do Luxo tem influenciado todo e o qualquer tipo de varejo.

A I Conferência Internacional sobre o Negócio do Luxo da América Latina, O ATUALUXO 2008 realizado em São Paulo no Hotel Renaissance, demonstrou com base e fundamentos que a atividade do Luxo além de crescer fortemente mundo afora, encontrará cada vez mais no Brasil oportunidades. O evento que abordou o tema Luxo em diversas manifestações de negócios, conseguiu reunir um número de palestrantes de aproximadamente 10 países, garantindo assim a internacionalização do tema.

Em palestras que navegaram no conhecimento desde tamanho de mercado, até princípios de gestão e até mesmo tendências do comportamento do consumo, as mesmas deixaram claro que a atividade do Luxo é sem dúvida uma fonte inesgotável de conhecimento atualizado de gestão.

No varejo, vale ressaltar os comentários proferidos pelo CEO da marca Stella McCartney, Marco Bizzarri que foi duro ao dizer que o discurso do verde e do comprometimento com a sustentabilidade precisa ser verdadeiro, caso contrário não é factível. Um dos pontos principais de sua palestra foi afirmar que ter uma marca verde é bem mais oneroso, assim há que realmente ter esse comprometimento como princípio.

A referência mundial em concierge de Luxo, o site britâncio Quintenssensially, deu uma aula de como se movimentar pelas experiências. Com exemplos práticos de algumas das atividades que eles exercem, ficou a reflexão de que como o varejo físico tem ainda uma vasta possibilidade de criar experiências para os clientes, quando observado sob a perspectiva que o mundo digital já consegue maravilhas.

A famosa e tradicional marca de moda e acessórios Mexicana, Casa Piñeda elucidou com apropriação a manifestação das bases culturais no exercício de moda. Tudo nesta marca tem um forte traço do dna mexicano. Desde o varejo, moderno e atualizado, até as pinturas nos seus celebrados lenços de seda, reforçando a importância de sabermos quem nós somos.

Já no varejo dos vinhos, a Casa LaPostolle, tradicional vinícola Chilena, surpreendeu apresentando seu conceito de vinícola que serve como show-room associado à hospedagem – criaram um Hotel de Luxo que fica localizado acima de sua impressionante adega, levando os visitantes a usufruirem de conceitos inovadores de relacionamento com a marca.

Tradição alidada ao novo. Movimento de renovação contínua. A apresentação da marca Ferragamo no ATUALUXO, demonstrou a importância de manter a história, a essência e os valores devidamente conservados. Admirável exercício de história devidamente cuidado no museu da Marca na Itália.

A IFF, segunda maior empresa de fragrâncias e aromas do mundo, surpreendeu com uma fragrância exclusiva desenvolvida para a Conferência, até mesmo com frasco criado especialmente para tal finalidade. Os 5 sentidos sendo trabalhados para encantar o cliente ainda mais em seu momento de interação com as marcas e o seu momento de consumo.

A Nespresso deixou evidenciado que não há limites para surpreender o cliente no ponto final do varejo. Através de um conceito totalmente inovador no mundo dos cafés, a Boutique Bar Nespresso mais parece um centro de tendências do que uma cafeteria.

E até mesmo o Personnalité do Banco Itaú, conseguiu apresentar seu modelo de negócios onde sequer o logo é utilizado nas agências exclusivas, tudo pensado para que o cliente não pense que está em um banco.

Não há desculpas! Temos muito a fazer. Há muito que pode ser feito. Se apenas utilizarmos os conceitos, tendências, resultados, exercícios práticos apresentados no ATUALUXO 2008, temos um mundo de possibilidades e oportunidades que ainda podem ser estudados e com isso, garantindo o movimento da inovação e renovação contínua em nosso varejo.


Artigo exclusivo para o jornal WF+Varejo e a revista Making Of


*Carlos Ferreirinha – Diretor Presidente da MCF Consultoria & Conhecimento especializada no Negócio do Luxo e Premium – www.mcfconsultoria.com.br, com atuação no Brasil e na América do Sul.

14/10/2008

fonte: www.revistamakingof.com.br

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