quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Internet também faz parte da estratégia de marketing das marcas de luxo


No segundo dia do Atualuxo 2008, Gabriel Nogueira da Taste, Yaffa Assouline da Luxury Culture e Aaron Simpson da Quintessentially, debateram sobre a estratégia de crescimento das marcas de luxo na internet, sem banalizar. Banners e pop-ups são substituídos por espaço para divulgação de campanhas de parceiros.

A publicidade é uma das ferramentas essenciais para os portais de luxo. Mas o formato da comunicação deve ser diferenciado. No site Luxury Culture não há banners ou pop-ups, mas sim, um espaço chamado Gallery no qual os parceiros disponibilizam seus catálogos, campanhas e filmes publicitários. “Não queremos fazer publicidade e sim, parcerias. Não queremos incomodar nossos usuários com anúncios e por isso criamos esse espaço no qual os parceiros disponibilizam seus materiais”, disse Yaffa Assouline.

Para ela, a melhor estratégia de divulgação de um produto é o “boca-a-boca” e é essa a estratégia de marketing utilizada pelo Luxury Culture para sua divulgação. “Não fazemos publicidade. Atualmente, possuímos 66 mil assinantes de nossa newsletter. Afinal, buscamos qualidade e não quantidade”, complementou.

Com um faturamento de US$ 5 milhões em publicidade, o portal britânico Quintessentially também aposta no formato de comunicação por meio de parcerias, mas também oferece espaço para banners. Além do espaço de notícias e informações sobre tudo relacionado ao mundo do luxo, o site oferece o serviço de clube privado que gere estilo de vida de luxo, com serviço de concièrge 24 horas.

“Temos cinco mil clientes e tentamos manter esse número para manter a exclusividade”, disse Aaron Simpson, ceo do Quintessentially.  Atualmente, o site tem uma audiência de três milhões de usuários ao mês e está presente em 52 países.

No Brasil, o site Taste além de oferecer espaço publicitário aposta em outros tipos de comunicação, como a experiência de marcas, ações de relacionamento e promocionais. Segundo Gabriel Nogueira, sócio-fundador do Taste a comunicação por conteúdo geram lealdade, fidelização e interação das marcas que se vestem desse conteúdo. A vitrine virtual com fotos, vídeos e produtos da coleção geram interesse e retorno às marcas. A Taste licencia conteúdo e para Nogueira, o futuro das marcas é ser mídia.

Fonte: Propmark e HSM on-line
03/09/2008

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