quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Trem de Luxo Paranaense

A viagem com o trem de luxo paranaense, o Great Brazil Express, é um dos principais atrativos de pacotes de oito e dez dias, que incluem visitas ao Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu e que têm o público estrangeiro como principal alvo.


O que muita gente não sabe é que o primeiro trem de luxo brasileiro também faz viagens menores, rumo a cidades históricas do litoral do Estado do Paraná. Um passeio bucólico de duração de um dia, perfeito para os paranaenses.

A bordo de duas litorinas, com capacidade para até 44 passageiros, os turistas vão avistar as belezas da Serra do Mar, onde está o trecho da Mata Atlântica mais preservado do País. Para quem já conhece o passeio e os destinos, o grande diferencial é o ambiente a bordo.


As duas litorinas têm decoração inspirada na fauna e flora brasileiras, cortinas em seda, confortáveis poltronas ao estilo do século XVII, janelas panorâmicas, bares e TV de plasma transmitindo em tempo real as paisagens que passam do lado de fora do trem. O serviço de bordo inclui bebidas, petiscos e serviço de comissários bilíngües.

Durante o passeio, o turista vai ver que as amplas janelas do trem são como quadros de paisagens em movimento. As montanhas do Parque Estadual do Marumbi, a densa flora e cachoeiras, como o Véu da Noiva, estão entre os atrativos.


Além disso, também chamam a atenção os grandes túneis e viadutos que permeiam todo o trajeto. Dentre as obras de engenharia integradas à natureza mais surpreendentes está a Ponte São João, com 55 metros de extensão de muita emoção e beleza.

Logo em seguida, o trem passa pelo Viaduto Carvalho, um contorno sobre uma montanha em que o turista ganha a melhor visão da Serra do Mar e a sensação de estar flutuando. O túnel mais imponente, Roça Nova, tem 457 metros de extensão e 900 metros acima do nível do mar.

Chegando a Morretes, uma das cidades mais antigas do Estado, o turista pode passear pelas ruas estreitas, conhecer o artesanato local e experimentar o famoso barreado, prato típico da região preparado com carne bovina, toucinho e temperos em panelas de barro, misturados à farinha de mandioca e servido com banana e frutos do mar.

Depois, a viagem segue de ônibus rumo a Antonina. No município vizinho a atração fica por conta da arquitetura, artesanato e quitutes, feitos com banana, fruta típica da região.
A volta à capital é pela Estrada da Graciosa (PR-410), conhecida pelo visual charmoso. É a rodovia pavimentada mais antiga do Estado, já que foi concluída em 1873.

A BWT Operadora, empresa que comercializa oficialmente o Great Brazil Express no Brasil, oferece pacote que inclui, além do passeio pela Serra do Mar paranaense nos vagões requintados, serviço de bordo, transfer (hotel ou residência até a estação ferroviária), almoço e city tour pelas cidades de Morretes e Antonina e retorno de ônibus pela Estrada da Graciosa.

Mais informações: (41) 3888-3488 ou http://www.bwtoperadora.com.br/ .

Fotos: Carlos Renato Fernandes e Mickey

Um comentário:

Ana Lidia Carneiro disse...

Fiz um passeio na litorina de luxo até Piraquara e adorei! Fui num vagão e voltei no outro, assim deu para conhecer a decoração de ambos... é realmente uma volta ao passado em grande estilo! Vale a pena!