Com a chegada do inverno, a idéia de trocar o cafezinho do meio da tarde por uma fumegante xícara de chocolate quente parece tentadora. Agora, imagine, se o produto tiver a mais alta qualidade, contar com certificado de origem dos melhores países produtores de cacau e ainda puder vir à mesa também em barras, bombons, cookies, tortas, bolos e muitas outras misturas improváveis. Todos disponíveis ao alcance das mãos e dos olhos, em balcões que mais se parecem com o de uma joalheria, destacando ainda mais a nobreza do produto ali trabalhado.
Assim são os bares de chocolate que aos poucos se espalham pelo globo: um misto de joalheria gourmet e barzinho sofisticado, onde é possível sentar-se tranqüilamente para apreciar o melhor que o cacau pode oferecer, em suas mais diferentes apresentações. De quebra, o cliente ainda conta com a presença de funcionários treinados para indicar aos ‘chocólatras’ que se iniciam no universo do alto padrão quais características de sabor, aroma e textura devem ser observados.
Um dos primeiros a serem criados foi o Cacao Sampaka, em Barcelona, Espanha. Aberta em 2002 pelo chef patissier e chocolatier Oriol Balaguer - que antes de abrir a loja fez um estágio com o mestre Ferrán Adrià, do El Bulli -, a casa oferece desde barras de chocolate de origens exóticas como Tanzânia, Caribe e Madagascar, até misturas com curry, flores, trufa ou açafrão. Bombons, trufas, pó, drinques, molhos, geléias e sorvetes (são 18 tipos, todos à base de chocolate) também estão sempre à disposição para serem degustados “in loco”, nas confortáveis mesinhas instaladas na loja.
Cacao Sampaka
A moda também fervilha em Paris. Já é possível tomar generosas xícaras de chocolate quente com baunilha, menta ou gengibre, acompanhadas de fondues, mousses ou crepes no Puerto Cacao, no 17ème arrondissement. Assistir aos jogos de futebol no Stade de France confortavelmente acomodado em um lounge servido pelo patissier sensação do momento, Pierre Hermè.
Cacao Sampaka
E como não poderia deixar de ser, São Paulo também já entrou para o circuito. No começo de 2008, o empresário Eduardo Ferreira deu início às atividades do Choco.lab, em Higienópolis. “O chocolate é um momento de descontração e bem-estar que você se oferece, por isso criamos um ambiente acolhedor para que essa experiência possa ir muito além do que já se conhece”, diz Ferreira, que trabalha apenas com chocolate belga Callebaut.
Cacao Sampaka
Calle Ferran, 43 - 45 - 08002 Barcelona/ Espanha
Choco.lab
ChocoLatitudes
Chocolat Lounge – By Pierre Hermè
Stade de France
Por Anna Julia Prieto
http://www.gestaodoluxo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário