segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mercado de luxo cresce no Brasil com carros e imóveis


O mercado de luxo no Brasil tem acompanhando o crescimento da economia e, nos últimos seis anos, aumentou em média 25% ao ano. Este segmento está focado no mercado de carros, imóveis e bebidas no País. Segundo o consultor Carlos Ferreirinha, ex-presidente da Louis Vuitton no País e atualmente à frente da MCF, o País pode no futuro se aproximar da liderança mundial na área de hotelaria, gastronomia, estética e bem-estar.

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"A base de consumo aumentou e proporcionou um crescimento vigoroso. Vivemos a democratização e expansão do luxo, pois a classe mais rica já não mantém toda a operação. Além de possuir mais membros, a classe média se movimenta com mais impulso", analisa Ferreirinha.
Ele diz que o brasileiro é impulsivo ao consumir produtos de luxo. "Ele faz muitos empréstimos e divide em parcelas. Agora, com o real forte e o dólar fragilizado, já figura como principal consumidor em destinos como Miami, Nova York e Europa", finaliza.



Ainda com perfil diferente do mercado de luxo de países desenvolvidos - exceção ao consumo de grandes marcas, principalmente na área da moda - o executivo cita uma peculiaridade do segmento no País: ele é focado no "novo luxo", o mercado premium que se caracteriza por marcas novas e inovadoras.


"São marcas acessíveis como Nespresso, que inventou um novo conceito de cafeteria mundial, e hotéis como Emiliano e Unique, que possuem design contemporâneo ", explica Ferreirinha.
O executivo diz que o País só não cresce mais no segmento por causa de obstáculos como a concentração do mercado na região Sudeste. "Enquanto o mercado chinês se expande para a Ásia, o Brasil pára em São Paulo", afirma. "Além disso, o País possui uma alta carga tributária e ainda envolve investimentos muito altos".

A pesquisa da MCF aponta que o mercado de São Paulo representa cerca de 70% do faturamento total do País no setor. Mas o executivo vê cidades como Rio de Janeiro, Recife, Manaus, Florianópolis, Brasília e o interior paulista, principalmente Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, com potencial de crescimento.

Evento
O País ganha este ano uma conferência sobre negócios do luxo na América Latina. O evento, organizado por Ferreirinha, será realizado em São Paulo, dias 1, 2 e 3, no hotel Renaissance. A Atualuxo terá palestras com representantes de marcas internacionais.


Mais informações pelo site http://www.atualuxo.com.br/
Marilia Almeida
Especial para o Terra
Invertia
Fonte: http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI3105034-EI8177,00.html

(enviada por Júlio Horta)

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