Na Virtuoso Travel Mart, Embratur faz evento para mais de cem operadores conhecerem destinos e produtos brasileiros que atraem pela exclusividade, sofisticação e sustentabilidade
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveu nesta quarta-feira (18 de agosto), um evento para 100 dos principais agentes de viagens internacionais que fazem parte da Virtuoso, em Las Vegas. A Virtuoso é a grande operadora de turismo de luxo do mundo. Reúne 335 agências e mais de 6 mil consultores de viagem localizados em 22 países na América do Norte, América do Sul, Caribe, Austrália e Nova Zelândia, trabalhando com mais de 1.250 operadores de turismo, incluindo hotéis, resorts, spas, companhias aéreas, cruzeiros, locadoras de carro e destinos – gerando, anualmente, mais de 5,1 bilhões de dólares em vendas. O evento acontece durante a “Virtuoso Travel Mart”, bolsa de negócios que acontece até o próximo dia 20 de agosto.
O evento conta com a participação de Costas Christ, diretor de sustentabilidade da Virtuoso, editor geral da National Geographic Traveler e chairman do WTTC – World Travel and Tourism Council. Christ falou sobre suas experiências no Brasil, os esforços do País para desenvolver o turismo voltado para a proteção de seu patrimônio cultural e natural e sobre sustentabilidade. Os representantes da Embratur – Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos, e Miguel Jerônimo, do Escritório Brasileiro de Turismo nos EUA – apresentaram o Brasil como destino turístico, ressaltando a ampliação da malha aérea e os destinos que já trabalham com produtos de luxo, além da promoção realizada no segmento, em parceria com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) e o Clube de Produtos de Luxo. O evento conta com a presença de empresas brasileiras associadas à BLTA - Ponta dos Ganchos (Santa Catarina), Matueté (São Paulo), Fasano (São Paulo) e Pousada Estrela D´Água (Bahia).
A “Virtuoso Travel Mart” é uma rodada de negócios segmentada, realizada durante uma semana (de 15 a 20 de agosto), onde participam os mais importantes operadores de turismo e fornecedores ligados ao segmento de luxo, reunindo 2,5 mil profissionais de 102 países. “Percebemos a importância desse segmento e o potencial brasileiro para atender à demanda internacional por produtos turísticos de luxo. Queremos, com a parceria com a Virtuoso, tornar o Brasil um destino de luxo de referência e reforçar a imagem do País como destino também de sustentabilidade”, explica Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.
Além do evento e a participação na Virtuoso Travel Mart, a Embratur investe em anúncios nas publicações da rede (Virtuoso Life e Virtuoso Insights), dentro da nova campanha de promoção turística internacional “Brazil is calling you”.
Turismo de luxo no mundo
O relatório da International Luxury Travel Market – ILTM (2007), baseado em dados da Organização Mundial do Turismo, indica que turistas de luxo correspondem a 3% do movimento de turistas no mundo, representando 25% dos gastos em viagens internacionais e que as viagens de luxo geraram 25 milhões de viagens mundialmente e US$ 180 bilhões em gastos, ou US$ 7.200 por viagem. O gasto médio diário do turista de luxo é, em média, oito vezes maior que dos turistas convencionais. O Brasil possui um potencial reconhecido para esse nicho e vem se mobilizando para se posicionar entre os destinos relevantes para o turismo de luxo.
A Embratur, percebendo a importância do segmento e o potencial brasileiro para atender à demanda internacional por produtos turísticos de luxo, criou em 2009, com a celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), o Clube de Produtos de Turismo de Luxo. O objetivo do Clube é de apoiar as ações de promoção e comercialização do Brasil como destino de luxo no mercado internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário