segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MARKETING OLFATIVO É ESTRATÉGIA PARA CAPTURAR CLIENTES

Lojas investem na ferramenta para expandir mercado ou atrair e fidelizar consumidores

O marketing olfativo – ferramenta utilizada por agências de publicidade e empresas especializadas em aromatização de ambientes – vem ganhando cada vez mais espaço no comércio. Estudos apontam que o consumidor tende a permanecer mais tempo dentro de uma loja quando esta utiliza aromas no ambiente. A premissa da estratégia é capturar o cliente pelo olfato, se utilizando do poder de recordação dos cheiros, fazendo com que pessoas se lembrem de determinado local e então, retornem. Dentre as lojas que se utilizam da tática estão a Le Lis Blanc, a SAAD e a multimarcas Bazaar Fashion.

 2009 Linha Aromas Alecrim

As fragrâncias nos ambientes comerciais, antes restritas às lojas de cosméticos e perfumaria, hoje ganharam os mais diversos segmentos. Na Le Lis Blanc, além de fortalecerem o conceito da marca na mente do consumidor, as fragrâncias estão à venda para quem desejar adquirir, tamanho o sucesso que fez entre os frequentadores. Em razão disso, a marca recentemente ampliou sua linha de aromas, que hoje conta com a fragrância Alecrim e Âmbar. A primeira é composta por home sprays, pot pourri, kit difusor de aromas, vela e mini vela aromatizante, vela castiças, água para perfumar roupas, sabonete líquido e mini savons. Já a linha Âmbar, que incorporou o portfólio de produtos da marca, contém home spray, pot pourri, kit difusor e velas aromatizantes. Trata-se de um dos aromas mais antigos do mundo, com toque amadeirado.

2009 Linha Aromas Âmbar

As linhas aromatizantes da Le Lis Blanc são encontradas nas duas lojas da marca em Curitiba, localizadas no Shopping Müeller e no ParkShopping Barigüi e nas demais lojas da rede espalhadas pelo Brasil. Todos os produtos acompanham embalagens especiais, que refletem a preocupação da marca com a qualidade e elegância.

s

A SAAD, localizada no Shopping Crystal Plaza, é outra marca que decidiu apostar no mercado de perfumaria. Um dos últimos lançamentos da grife de luxo é o perfume Saadíssima Day – uma versão mais leve da fragrância doce que já havia conquistado as clientes. Trata-se de um perfume elaborado com frutais cítricos, bergamota siciliana, ervas aromáticas e sálvia esclarea, que apresenta corpo amadeirado de cedro e ébano. Para convidar consumidoras a conhecer o lançamento, a SAAD também recorreu ao marketing olfativo, borrifando a essência no interior da loja.

A sócia-proprietária da Bazzar Fashion, Andréa El Omeiri, buscou em São Paulo uma empresa especializada no desenvolvimento de aromas personalizados para encontrar uma fragrância para a multimarcas. “O objetivo era um aroma que proporcionasse prazer e convidasse nossos clientes a permanecer na loja, além de despertar a memória olfativa”, explica a empresária, que encontrou o perfume ideal após alguns testes realizados no ambiente da Bazaar Fashion. No entanto, a fragrância sentida na maison não está disponível para comercialização.

Crédito das imagens: Divulgação

SERVIÇO:

Le Lis Blanc – Shopping Müeller

Endereço: Av. Cândido de Abreu, 127

Telefone: (41) 3224-2596

Le Lis Blanc/Le Lis Blanc Casa – ParkShopping Barigüi

Endereço: Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600

Telefone: (41) 3317-6323

SAAD

Endereço: Rua Comendador Araújo, 731, Batel – Shopping Crystal Plaza, piso L4

Telefone: (41) 3232-0852

Bazaar Fashion

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 5769 – Batel

Telefone: (41) 3243-2605

Nenhum comentário: