sábado, 28 de fevereiro de 2009

MÓVEIS EM MADEIRA SEM DESMATAMENTO

Mantuanni Casa apresenta ambiente e objetos feitos em madeira de demolição

01

Móveis em madeira não são uma nova tendência, mas sim algo sempre bem-vindo em um projeto de decoração. Se a qualidade do produto for boa e seu design for clássico, ele pode ser passado de pais para filho durando diversas gerações. O que é uma tendência, no entanto, é o uso de madeiras ecologicamente corretas, que são adquiridas tanto por meio do plantio responsável quanto pelo uso de madeiras de demolição. Com a extinção de florestas e a proibição do corte de diversos tipos de árvores pelo Ibama, às vezes a madeira de demolição é o melhor ou o único meio de encontrar certas espécies, como o mogno. Antes de ser reaproveitada, a madeira passa por um tratamento que a protege contra fungos e bactérias, garantindo sua segurança e qualidade.

1274

A madeira de demolição é recuperada de casarões, igrejas ou outras construções antigas de madeira e pode se transformar em móveis como mesas, aparadores, bancos e armários. Além da estética, a madeira de demolição agrega valor histórico ao objeto, e algumas peças podem ter até duzentos anos de história. Uma matéria-prima versátil, a madeira de demolição foi usada no espaço de decoração Mantuanni Casa como base para a ambientação de um loft, com suas paredes e piso feitos a partir do material. Outras peças similares são os bancos de tora de madeira, que dão um toque rústico e aconchegante a ambientes modernos.

Uma peça imponente feita em madeira de demolição é a mesa de jantar de braúna, feita com toras que medem 12 metros de comprimento por 1,5 metro de largura. A braúna tem uma cor escura que lhe valeu o nome de madeira negra, e é encontrada em poucos pontos do país. A demolição de estruturas antigas é uma das poucas maneiras de conseguir toras de braúna neste tamanho e a peça disponível na Mantuanni Casa foi adquirida de uma ponte demolida em Rondônia. Depois de limpa e tratada, a madeira transformou-se em uma mesa maciça de jantar para 8 pessoas. Ela consegue passar ao mesmo tempo um charme nostálgico e um ar imponente para qualquer ambiente em que seja colocada. Na ambientação da Mantuanni Casa, por exemplo, a mesa é apresentada com uma decoração indiana.

22577

Em meio ao vasto catálogo da Mantuanni Casa, outras peças de madeira que chamam a atenção são tigres esculpidos artesanalmente a partir de grandes blocos de madeira. Embora a matéria-prima não seja madeira de demolição, ela é, de certa maneira, madeira ecologicamente correta. Os blocos foram doados para os artesãos de Minas Gerais pelo Ibama a partir do estoque de madeira ilegal apreendida – antes contribuir para a arte do que não utilizar o material. As esculturas de tigre foram adquiridas pela Mantuanni Casa diretamente dos artistas, descendentes de escravos que até hoje trabalham em áreas que abrigavam antigos quilombos de seus antepassados, utilizando as mesmas técnicas de duzentos anos atrás.

22579

Para quem quiser conhecer o loft de madeira de demolição ou as peças de madeira ecologicamente correta, a Mantuanni Casa está localizada na Alameda Carlos de Carvalho, 1.941 – Batel.

Foto 01: Fachada da loja Mantuanni Casa (Crédito da foto: Daniel Katz)

Foto 1274: Banco em madeira de demolição. (Crédito das fotos: Divulgação / Mantuanni Casa)

Fotos 22580 / 22577 / 22579: Animais esculpido em madeira ecológica. (Crédito das fotos: Divulgação / Mantuanni Casa)

3 comentários:

Unknown disse...

As peças do studio QUETZAL são de madeira certificada?

Domartello disse...

Parabéns pela postagem...
Madeira de fontes ecologicamente corretas é um caminho que não tem mais volta,a natureza respira aliviada...Um abraço...

Vera Lucia disse...

Parabéns pelo blog sou paranaense também hoje estou no Mt tenho uma empresa que produz móveis com resíduos de projeto manejo florestal sustentável e limpeza de pastos produzimos móveis de toras ocas , raízes e galhos , visitem nosso site www.arewitta.com.br ou www.arewitta.com ABRAÇOS