sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Colômbia como fonte de inspiração.

Recentemente, como convidado realizei uma Palestra para algumas das principais Instituições Financeiras da Colômbia, sobre o comportamento do consumo prestigioso e a vontade do acesso a tudo que é especial, em Bogotá. Sempre me impressionei com este País e os colombianos. Um País que exportou a cultura Pablo Escobar e que mesmo assim mantinha a gentileza e a educação diferenciada, era no mínimo admirável.

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Quando fui executivo da Louis Vuitton na América Latina, minhas viagens à Bogotá eram frequentes. Esta experiência fez com que durante anos eu mantivesse o comentário de que o País e a mão-de-obra colombiana se destacavam na região pelo comprometimento e principalmente, pela presteza.

Nesta época porém, há praticamente 8 anos, as viagens eram sempre carregadas de tensão. O País imerso na conturbada questão do tráfico de drogas e a violência urbana que acompanhava o caos, fazia com que tudo fosse tenso. Éramos sempre alertados a não sair do hotel depois das 22h, de jamais pegar qualquer transporte desconhecido no aeroporto internacional, bombas explodiam nas ruas e muitas vezes havia o toque de recolher.

Diante deste cenário, as oportunidades de emergência social eram limitadas. O movimento do upscale era inexistente. Restaurantes especiais e exclusivos, quase não existiam. O Hotel Casa Medina se não o único relevante era praticamente a única opção inclusive para realização de eventos, os modelos dos carros eram mais velhos e antigos do que no Brasil e o varejo aprendia sobre inovação com o Centro Comercial Andino, que despontava como uma alternativa principalmente pelo fator segurança.

Foi nesta época que aprendi sobre a visão de longo prazo do segmento do Luxo. O curto prazo e resultados imediatos, impossibilitaria e limitaria o investimento de uma marca como a Louis Vuitton. No longo prazo, entretanto, fazia sentido. É necessário tempo para que os melhores resultados apareçam. Ser persistente à esta crença empresarial faz toda a diferença. E como o tempo fez bem a Colômbia!

Eu não visitava o País há 7 anos. Acompanhei o período do Presidente Uribe a distância. Para minha grata surpresa, encontrei um novo País e uma cidade que sorri. Um povo que se já era educado e prestativo, teve sua auto-estima elevada. O que antes era restrito, a emergência social e a busca do acesso ao especial, está em todas as partes do País. Cidades que no passado eram sem leis e totalmente reféns das drogas, como Medellín e Calí, despertam de forma surpreendente para uma patamar de diferenciação social.

med Orquideorama en Medellín

Os principais eventos têxteis e de moda colombianos estão em Medellín, cidade que explodiu em cirurgia plástica nos últimos anos – o belo/estética assumindo seu papel e alguns dos restaurantes mais exclusivos e especiais do País, estão em Calí.

mede Vista de Medelin

O País e Bogotá vivem a explosão imobiliária e a barreira dos apartamentos que alcançam os valores de milhão e mais de 500m2, foi ultrapassada. A construtora Escalar que constrói alguns dos mais importantes empreendimentos de alta renda, como o Peñas Blancas, só realiza atendimentos exclusivos. O valor do metro quadrado mais que triplicou neste período e o movimento aspiracional se dá cada vez mais perto da parte alta da cidade, perto das montanhas para garantir a vista.

bo Bogotá

A gastronomia vive um momento aquecido, com novos restaurantes especiais surgindo a todo o tempo e transformando regiões, inclusive o entorno do tradicional (e bem melhor) Hotel Casa Medina. Neste quesito, a comida Peruana e os chefes Peruanos, se tornaram estrelas. Já existe um roteiro de charme sugerindo alguns dos mais exclusivos pequenos hotéis no território Colombiano e cadeias internacionais da Hotelaria de negócios e também de Luxo, já são possíveis de serem encontradas.

Bogota1_550x413 Photo by Ina Fried/CNET News.com

A onipresente rede de cafeterias Juan Valdez Café, da Federação dos Plantadores de Café Colombianos, tem muito a ensinar a Starbucks e as cafeterias Brasileiras, inclusive fizeram uma proposta de compra pela rede americana.

O Centro Comercial Andino cresceu, ganhou novas marcas internacionais e possui salas de cinema mais interessantes e exclusivas do que o Cinemark Especial localizado no Shopping Cidade Jardim em São Paulo. Multimarcas de vestuário, acessórios, relógios e jóais estão em todas as partes. Redes como a Bauer, Luxus, Sterling, Le Collezione e La Riviera não deixam nada mais a desejar.

2926662 Centro Comercial Andino by FernandoPacheco

Os modelos dos carros mais do que atualizados, já são na grande maioria mais modernos dos que circulam no Brasil, devido principalmente ao fator tributário mais competitivo. A Rede de Supermercados Sumus soube na mesma operação mesclar Empório com Varejo, debaixo de estilo e diferenciação prestigiosa.

254845951_689ea5439e_o Vista norturna de Bogotá

As bombas já não explodem mais. Já não é proibido tomar táxis na ruas. Já é possível planejar o futuro e tentar antecipar o amanhã. A Colômbia das máfias, do chips de plátano e das fascinantes flores, se modernizou – mudou. Um dos Bancos que me reuni, me apresentou um projeto, que uma vez implementando, fará com que os mesmos sejam a principal referência de serviço premium do mundo. Utopia? Depois de observar a capacidade do País e do povo colombiano de superar e solucionar problemas, quem seria eu para duvidar?

Voltei da viagem admirando ainda mais o País que durante anos me cativou e com a certeza de que todos querem acessar a tudo que é especial, quando as oportunidades são geradas.
Em um dos diversos outdoors de lançamento imobiliário espalhados por Bogotá li a seguinte frase: “estamos imaginando o edifício especial que aqui será construído”.

Estou agora imaginando o que seria possível e o que precisa ser feito em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte... nossas principais capitais.
A Colômbia mostra que é possível!

Carlos Ferreirinha – Presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, especializada nas ferramentas de gestão e inovação do Luxo e Premiumwww.mcfconsultoria.com.br, com atuação no Brasil e América Latina

Fonte: Revista Makingof - www.revistamakingof.com.br

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