Por Marjorie Vicente
O Brasil se encaixa perfeitamente no modelo de consumo atual, o consumo emocional. O consumo emocional se caracteriza por visar não apenas o que é útil, mas sim, o que vai além dos aspectos funcionais e satisfaz os desejos, mexe com as emoções dos consumidores do século XXI.
Deixando bem lá atrás, o consumo baseado nas relações de trocas do sistema feudal, passando pelo surgimento do estoque ao longo da Revolução Industrial, e aterrissando em um cenário completamente diferente de tudo o que já foi visto, encontramos a busca pela identidade e diferenciação através das aquisições. O consumidor brasileiro hoje deseja diferenciar-se através do que possui e sentir-se membro pertencente de um grupo restrito.
Por este motivo, o conhecimento sobre todo tipo de comportamento tornou-se extremamente importante para o marketing das grandes marcas. É preciso estar antenado ao que acontece nas ruas, nos shoppings, no trabalho, nas academias, nos parques... pois, em cada produto que exibe, o consumidor deseja expressar o seu estilo de vida. Nos revelamos através das nossas escolhas, até mesmo das que pareçam mais banais à primeira vista.
Nesta onda, o Mercado Fashion Brasileiro têm sido visto com bons olhos pelos investidores de marcas de luxo internacionais. Além da característica do consumo emocional que impulsiona as vendas pelo simples desejo de possuir, o potencial do mercado também está ligado a nossa característica populacional. Em comparação com a Europa, por exemplo, a nossa população é extremamente jovem e mais apta ao consumo. Sem falar na ascensão do mercado de luxo nos países emergentes, grupo em que estamos inseridos.
Com todos estes dados, não é de se estranhar que grandes marcas internacionais estejam de olho nas Terras Tupiniquins. Diane Von Furstenberg, por exemplo, a rainha do “Wrap Dress” (vestido envelope que afina a cintura sem apertá-la), tida como a mulher mais importante da Moda após Chanel pela Revista Newsweek em 1976, trouxe para São Paulo a exposição “The Journey of a Dress” no Shopping Iguatemi há um ano atrás. Na mesma ocasião e no mesmo local, Diane, também inaugurou a sua primeira loja no País com a coleção que havia sido lançada na Semana de Moda de Nova Iorque: “My name is Rio”. Só para se ter uma idéia da exposição do nosso País no Mercado de Luxo Internacional.
Mas nem tudo são rosas... o nosso sistema tributário ainda é o grande inimigo do acesso ao luxo sem sair do País. Desta forma, é extremamente comum, consumidores que se valem das grandes marcas aqui instaladas apenas como vitrines, eles vão, olham, escolhem, experimentam, mas deixam para comprar nas viagens internacionais por um valor extremamente inferior.
Falando em viagens, o luxo também chegou ao setor turístico do nosso País. E um refúgio pra lá de luxuoso, extremamente exclusivo e romântico vem chamando a atenção de toda a extensão territorial brasileira. Trata-se do Lake Villas Charm Hotel, localizado na cidade de Amparo, a 60km do aeroporto de Campinas, e apenas a 18 minutos da cidade de São Paulo caso a opção escolhida seja o meio aéreo.
A vista deslumbrante (composta por 12 lagos e 2 cachoeiras), o clima de paz e energia positiva (2 salas de meditação ao ar livre estão a disposição dos hóspedes) e a harmonia entre a equipe de colaboradores faz jûs ao slogan: “Aqui se renova a vida e o prazer de viver”.
O Hotel de Luxo é composto por oito Villas, Spa completo, restaurante com gastronomia gourmet e spaziana, anfiteatro, quadra de tênis, piscinas (natural e aquecida) e fitness center com aparelhos de altíssima qualidade. É ambiente o ideal para relaxar, se divertir e usufruir de tudo o que a natureza e a excelência em serviço tem a nos proporcionar.
A filosofia do Lake Villas é não só corresponder às expectativas dos seus hóspedes como superá-las, para isto, todos os caprichos e desejos dos mesmos são atendidos. O hóspede pode dispor de serviços exclusivos como mordomo para desfazer as suas malas e/ou a visita do chef de cozinha em sua Villa para degustar todas as delícias oferecidas sem sair da sua intimidade.
Confiram mais informações em: www.lakevillas.com.br
Resta alguma dúvida que o Luxo tem cor, e é Verde e Amarelo?
Para mais informações, acesse: www.marjorievicente.com.br
Sobre a Marjorie Vicente
Paralelamente a faculdade de Psicologia, Marjorie Vicente estudou a respeito da imagem corporal no meio da Moda e trabalhou como Consultora de Imagem. Atuou, também, na área de Mídia, e esteve próxima ao marketing feito pelas grandes marcas e celebridades.
Após a formação acadêmica, Marjorie Vicente passou uma temporada entre NY e CA aprimorando os conhecimentos em Consultoria de Imagem, fazendo o planejamento de Branding sobre Psicologia de Imagem e participando de Workshops e Curso de Extensão em Distúrbios Alimentares.
Contato
( 11)3774-9347
contato@marjorievicente.com.br
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