domingo, 13 de setembro de 2009

ATUALUXO 2009 – 09, 10 E 11 DE SETEMBRO DE 2009 EM SÃO PAULO - BRASIL

UM BREVE RELATO SOBRE O EVENTO QUE MOVIMENTOU O MERCADO MUNDIAL DO LUXO

São Paulo foi sede nos dias 9, 10 e 11 de setembro no Grand Hyatt do principal evento do segmento na América Latina, a segunda edição da Conferencia Internacional do Negócio do Luxo – ATUALUXO.

{73AD9561-F070-4E16-A418-4CF3AA4BF91B}__CRI4384vista geral do plenário

Mais de 30 palestrantes dos quatro cantos do mundo trouxeram aos presentes dados e informações especiais do mercado do luxo. Desde os momentos mais graves da crise mundial até projeções futuras foram abordados com muita maestria e seriedade.

ATUALUXO 2009 Carlos Ferreirinha

O mapeamento do mercado atual e as perspectivas que reservam cada segmento abordado – branding, enogastronomia, comunicação, moda e hotelaria – mostraram que eventos desta natureza são importantes e vitais para os empresários, executivos, managers e profissionais liberais. Participar de ações desta natureza é um dos melhores investimentos que se pode fazer para a saúde das empresas e negócios.

ATUALUXO 2009

A experiência e conhecimento de cada palestrante trouxeram aos participantes informações importantes que poderão ser aplicadas no dia a dia de suas atividades, e assim, vencer a crise de maneira certa direcionando seus negócios rumo ao sucesso.

1dia-de-ATUALUXO

Abrindo a Conferencia, Carlos Ferreirinha chamou a primeira palestrante e embaixadora do evento, Yaffa Assouline da Assouline Media e Luxuryculture.com que abordou a história do luxo francês falando sobre o rei sol, Luis XIV que foi o precursor do luxo e usou como arma política poderosa. Em seguida Fabien Gay da Pernod Ricard abordou o tema customização e personalização do luxo onde mostrou o case da criação da champagne curvée para apenas 100 pessoas escolhidas a dedo. Tudo personalizado. Até as uvas foram selecionadas para criar um produto único de acordo com o paladar de cada cliente presenteado com 12 garrafas exclusivas.

{135A2280-1BB6-43D7-9223-239EE0127044}__CRI4764 Yassa Assouline, Christian Blanckaert Christine Lai e Pinel

ATUALUXO 2009 Ricardo Moura, da GfK Brasil

ATUALUXO 2009Fabien Gay, diretor Regional para as Américas e Europa da GH Mumm e Perrier Jouet

Paulo Carramenha mostrou os resultados da pesquisa elaborada pela GFK em parceria com a MCF. Afirmou que o consumo de produtos de luxo no Brasil terá um aumento de 8%. Mas, segundo Gabriele Zuccarelli da Bain & Co, o mundo viverá um decréscimo de 10%. no consumo. Ele estudou 220 marcas de luxo mundiais e revelou que o consumidor das marcas está seletivo e só compram o que realmente se identifica com ele.

ATUALUXO 2009 Stéphane Truchi

ATUALUXO 2009 Rony Rodrigues e Joao Cavalcante, socios da Box 1824

Stéphane Truchi da IFOP mostrou que com a crise o consumidor do luxo também mudou. Não é mais ostentador. Consome com responsabilidade e o que importa é a experiência e não a posse. Rony Rodrigues e João Cavalcanti da Agencia Box 1824 apresentaram os tres estágios do consumidor do luxo no Brasil: O que compra porque gosta de mostrar (emergente), o que compra para se recompensar e o os que consomem como uma experiência sem se importar com valor.

ATUALUXO 2009 Claus Lindorff da BETC Luxe – Euro RSCG

ATUALUXO 2009 Ricardo Guimarães da Thymus Branding

Claus Lindorff da BETC Luxe – Euro RSCG mostrou a comunicação das marcas com seu consumidor. A importância de investir em eventos de relacionamento fazendo ações que aproximam o consumidor ainda mais para a marca. O importante é estar onde o consumidor está e para isto não é necessário gastar milhões. Ricardo Guimarães da Thymus Branding abordou a ética e a estética na cultura de marcas. Você deve entregar ao seu consumidor o que promete e não apenas o que fala. As empresas devem passar a verdade. A consistência da marca é fundamental. Precisa ter uma relação de proximidade.

{E5320539-66BB-4352-8660-20D273CA2C97}_20090910_005 Frédéric Pinel, Pinel et Pinel

ATUALUXO 2009 Nelly Rodi, Nelly Rodi

No segundo dia após a abertura oficial feita pelo Carlos Ferreirinha, Frédéric Pinel da Pinel et Pinel abordou a customização do luxo. Customizar um desejo é ser diferente dos demais. A satisfação do cliente é o que importa. Nelly Rodi da agencia Nelly Rodi passou o perfil do novo consumidor do luxo. Este não compra mais por comprar. Ele busca identificação com a marca. Ela mostrou os cinco tipos de consumidor: o consciente – busca o que for correto e sustentável; o high tech que é extremamente moderno e tecnológico; o experimental que quer coisas diferentes. Novas experiências; o happy end que é a geração mais nova. Diversão, criatividade; e o novo elitismo que é o que busca o luxo total. Experiências únicas. Exclusividade e personalização.

ATUALUXO 2009 James Lawson, Ledbury Research

ATUALUXO 2009 Paulo Sérgio Kakinoff, Audi

James Lawson da Ledbury Research passou um dado importante. O consumo do luxo tem a ver com o PIB. Se o PIB cai o consumo do luxo cai duas vezes mais e se o PIB sobe o consumo do luxo sobe duas vezes mais também. E há dois novos grupos de consumidores no mercado mundial: o que consome o ultraluxo (30% mais caro que o luxo) e o do desconto. Paulo Sérgio Kakinoff – presidente da Audi do Brasil mostrou a importância do relacionamento direto com seus clientes. Para passar todas as informações dos automóveis investe em eventos onde o cliente pode experimentar o produto e sentir os benefícios da tecnologia existente nos carros Audi, usando-os. A decisão da compra de um carro sempre foi emocional. Além da sofisticação, o valor artesanal na construção de um carro também é muito valorizado.

ATUALUXO 2009 Michael Black, Value Retail

{B9A18445-17E9-432A-BF4B-F8B4A355CDDB}__CRI3933 Andrea Fasanello, Moda Fusion

{162C653A-9C71-4094-83D9-0D27CE50F57E}__CRI3988 Ruud Smeets, Elysiants

{CB579F07-89B0-40C3-9D0A-9CB72B56B823}__CRI4029 Jesús Parrilla, Grupo Explora

Michael Black da Value Retail – Chic Outlet Shopping afirmou que sem autenticidade nenhuma marca atingirá o cliente. Só a autenticidade criará o desejo de consumo. Andrea Fasanello da Moda Fusion mostrou a importância da responsabilidade social na criação de seus produtos e como se tornaram referencia mundial. Ruud Smeets da Elysiants abordou a importância da mídia social – internet, para as marcas se relacionarem com seus clientes. Jesús Parrilla do Grupo Explora apresentou a importância de se diferenciar no mercado com projetos especiais. A mídia espontânea acontece quando se tem um produto de excelência e faz deste um objeto de desejo.

{0BBE5733-F64D-4309-999C-EA490F63E2DD}__CRI4162 Marc Gobé, Emotionalbranding.com

{5FD03470-173A-429C-86CE-FABE4E8E8A10}_Christophe_Rioux Christophi Rioux

Marc Gobé da Emotionalbranding.com mostrou a importância da humanização de uma marca e ressaltou o grafite pela sua autenticidade. Outro que também comentou a importância do grafite foi Christophe Rioux do ISC Paris. Abordou a arte como forma de maketing – art-keting e sugeriu a fusão do luxo com a arte. “Os grandes museus se tornarão magazines e os magazines se tornarão museus” afirmou.

{87AE1686-C6E9-4C15-9E0D-18A7B59BDB09}__CRI4629 Manfredi e Jean Baptiste Danet

Jean-Baptista Danet & Manfredi Ricca da Interbrand afirmaram que sem passado não existe futuro para o luxo. Marcas de luxo são mitos. A história destas marcas são o DNA. A venda deve ser uma cerimônia. Precisa ir além. O futuro será meta-luxo e os cromossomos são seis: ter foco, autenticidade, longevidade, controle, descoberta e único.

{2A66E088-8F65-47C1-A3FC-FCCA9464A789}__CRI4663 Christian Blanckaert

Precisa ser essencial para o cliente. Christian Blanckaert da Blanckaert Management afirmou que a crise afeta profundamente o mercado do luxo. O cliente hoje é totalmente infiel, portanto as marcas que ousarem e nunca deixarem de aprender, terão sucesso. O mercado está aberto para os insolentes, observadores e empreendedores. As principais características para chegar ao sucesso são: qualidade perfeita; inovar sempre e simplicidade nas estratégias.

{D84F78F0-D4A2-40A1-A00C-4BB467B09B0A}_Etel_Carmona,_Marcelo_Nogueira,_Nicolas_Peluffo_e_Patricia_Landmann_(4) Etel Carmona, Marcelo Nogueira, Nicolas Peluffo e Patrícia Landmann

{83140DD7-CFD6-4851-9481-F3BAF646EAAD}__CRI4880 Carlos Salcido

Carlos Ferreirinha mediou o sofá com quatro grandes representantes brasileiros: Etel Carmona – ETEL Móveis; Marcelo Nogueira – Paul Nathan; Nicolas Peluffo – Ponta dos Ganchos e Patrícia Landmann – Chocolat Du Jour. Todos foram unanimes em afirmar que a base para ter sucesso em um negócio de luxo deve ser: visão de longo prazo; empreendedorismo, valor intrínseco; aprender a dizer não. Carlos Salcido mostrou o case do El Palacio de Hierro que é uma loja de departamentos no México. Ressaltou a importância da publicidade no crescimento da empresa. O alvo foram as mulheres e conseguiram fazer com que elas sejam totalmente palácio usando mensagens que se identificavam com elas.

{9C7EF9E4-F520-4A80-BFF3-B47F46573CA9}__CRI4965 Sergio Degese, Carl Emberson, Josimar, Alex Atala e Georges Schnyder

Em seguida o sofá gourmet recebeu Carl Emberson – Hyatt Group; Alex Atalla - D.O.M., Dalva e Dito; Josimar Melo - Folha de São Paulo; Sérgio Degese – Moet Henessy Brasil e Georges Schnyder – Revista Prazeres da Gula que capitaneados por Carlos Ferreirinha abordaram a importância dos eventos enogastronômicos no mercado Premium.

{B3D988BA-00E5-4D8E-9E50-B25CB4C7E8B0}__CRI5099 Uché Okonkwo

{61C42845-3BC7-4A7F-9DCB-5BEB6C07D297}_Christine_Lai,_Union_des_Fabricants___(7) Christine Lai, Union des Fabricants

No sofá Luxo on-line, Jean-Baptiste Stock – Luxe.TV; Kathy O’Meny – abc-luxe.com; Uché Okonkwo – Luxe Corp abordaram o papel do luxo na mídia on-line. Tudo é mídia. Tudo é publicidade, mas as marcas de luxo ainda não descobriram a internet. Existe grande vácuo. Em seguida Christine Lai da UNIFAB abordou a falsificação e pirataria no luxo.

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Três dias de total luxo, com temas atuais e muito bem expostos pelos palestrantes, organizado com excelência pela MCF Consultoria que tem no comando Carlos Ferreirinha, patrocinado por marcas importantes e respeitadas mundialmente, decorado com esmero e extremo bom gosto, com lounges interessantes e com a infra-estrutura e serviços Hyatt, todos saíram já se programando para a terceira edição do ATUALUXO. E você, que não pode estar presente, não poderá ficar fora do próximo ATUALUXO.

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Parabéns MCF Consultoria. Uma empresa brasileira levando o nome do Brasil para todos os países do mundo mostrando que aqui se ensina como fazer sucesso com o negócio do Luxo. Competência, Conhecimento, Credibilidade = Carlos Ferreirinha.

Escrito por Dionéia Mendes que participou como convidada do evento.

Créditos:  Cristina Villares e Marie Hippenmeyer

Um comentário:

Marco Aurélio Chaves Macedo de Oliveira disse...

Parabéns pelo relato do evento, parece que foi um sucesso. Grande Abraço.

Marco Aurélio Chaves
www.macppg.blogspot.com